LI E ACEITO O TERMO DE CONSENTIMENTO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO-TELECONSULTA

Eu (ou meu representante legal), paciente do médico Manoel Cordeiro Viriato Filho, CRM-RJ 52-42137-5, após ser devido e pormenorizadamente informado(a) pelo mesmo, com relação ao diagnóstico e à gravidade de minha doença, de suas possíveis complicações, além de possíveis complicações do próprio tratamento em si (medicamentos usados e interações medicamentosas), autorizo a solicitação de exames bem como que o tratamento amplamente usado pela medicina seja a mim administrado, com a finalidade única de melhorar a minha qualidade de vida.

Declaro ainda ter ciência que:

I) O atendimento à distância é limitado, pela falta do exame físico presencial, daí a necessidade de relatar todos os dados e informações possíveis que tenho, inclusive o envio de resultados de exames anteriores, preferencialmente antes da consulta.

II) O médico, a seu critério, poderá solicitar exames complementares para auxiliar no diagnóstico.

III) Mesmo após a consulta à distância, poderá ser necessária a minha presença no consultório ou domiciliar para uma consulta presencial. E que, caso o médico julgue necessário, à depender da hipótese diagnóstica, devo ir a algum serviço de pronto atendimento de minha escolha.

IV) A consulta eletrônica à distância, assim como a consulta presencial, tem o seu tempo delimitado e não garante ao paciente o direito à disposição do médico em horário não acordado previamente entre as partes. Ou seja, cada atendimento é uma consulta, salvo o médico avise que vai retornar para dar uma posição melhor.

V) A consulta será realizada através de WhatsApp, com os dados obtidos armazenados em prontuário médico físico ou eletrônico, podendo haver gravação audiovisual da consulta pelo médico, sob a guarda do médico, cumpridas as exigências do Conselho federal de Medicina.

Por fim, declaro ter lido e entendido as orientações contidas no presente instrumento, as quais entendi completamente e aceito, ciente de que estão atendidas as exigências da Lei 8078/90, a inferir, portanto, meu expresso e pleno consentimento para a realização da teleconsulta.